Notícia

ITLA 2019

IV Congresso Mundial ITLA

A Associação Insular de Geografia participou no IV Congresso Mundial ITLA Terraced Landscapes, que teve como mote a necessidade de reencantar estes territórios.

Sob o título ‘’Re-Encantar Socalcos’’, este congresso reuniu, entre os dias 13 e 22 de março de 2019, especialistas de várias partes do mundo, contando também com a participação do Observatório da Paisagem da Madeira, da Associação Insular de Geografia e da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos.

Este evento contou com 3 blocos distintos, o primeiro de cariz marcadamente técnico e académico, onde foram apresentados trabalhos, projetos inovadores e visões estratégias para estes territórios, que teve lugar na ilha de Gran Canária.

Posteriormente, Seguiram-se três dias de Explorações Insulares, onde os especialistas foram organizados em pequenos grupos de trabalho, que se deslocaram para cada uma das diferentes ilhas da Macaronésia, com o intuito de conhecer novas realidades e analisar as especificidades de cada um dos territórios. Nesta fase, a Madeira recebeu uma das explorações, na qual os participantes tiveram a oportunidade de constatar a diversidade e singularidade dos socalcos regionais (poios, como por cá são conhecidos), bem como, averiguar “in loco” os principais desafios e potencialidades destes territórios.

No âmbito do Terceiro Bloco, que teve lugar na ilha de La Gomera, os diferentes grupos de trabalho puderam trabalhar as suas ideias e apresentar os resultados do trabalho realizado, que posteriormente serão considerados nas conclusões do congresso.

Contamos, a breve prazo, realizar um evento regional, para dar conta de alguns resultados e conclusões deste congresso e debater, ao nível regional, possiveis formas de “Re-Encantar Socalcos”.

ITLA 2019

Data de Publicação:

01 Abr, 2019 às 17:37

(Editado: 01 Abr, 2019 às 17:51)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757