Notícia

Assembleia Geral

Assembleia Geral AIG

A Associação Insular de Geografia realizou no passado dia 02 de junho de 2019, pelas 18h30, a sua Assembleia Geral Ordinária.

A Associação Insular de Geografia realizou no passado dia 02 de junho de 2019, pelas 18h30, a sua Assembleia Geral Ordinária, onde foram aprovados por unanimidade o relatório e contas referentes ao ano de 2018, o Plano de Atividades para o ano de 2019, bem como, a realização de Assembleia Eleitoral no próximo dia 02 de agosto de 2019.

Este foi também o momento para efetuar um balanço do mandato que agora termina, salientando o crescimento e afirmação do Núcleo de Estudos e Projetos (NEP-AIG), que tem vindo a ser cada vez mais solicitado para a realização de trabalho técnico no âmbito do ordenamento e gestão do território, do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação geográfica, na prevenção e mitigação de riscos naturais, na área do planeamento estratégico e desenvolvimento turístico e no âmbito da sustentabilidade e monotorização ambiental. Trabalho que se deve sobretudo à dedicação e empenho da atual equipa técnica afeta a este Núcleo.

Relativamente ao Europe Direct Madeira (CIED-Madeira), do qual a AIG é entidade de acolhimento, foi salientada a qualidade do trabalho desenvolvido por esta estrutura que se multiplicou em inúmeras iniciativas de grande qualidade, um pouco por toda a região.

Foi ainda salientada a importância da AIG ter estado na génese do Observatório da Paisagem da Madeira, bem como o facto de, pela primeira vez, contar com dois projetos financiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020). E relevada a importância para a visibilidade da Ciência Geográfica na RAM, dos projetos que desenvolvemos em parceria com outras entidades como o Projeto Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos, o Projeto Gea Terra-Mãe, o Projeto PROM@TT e o Projeto Nós Propomos.

Por fim, as várias ações de formação, informação e capacitação desenvolvidas pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Geográfico, foram também salientadas, pelo seu contributo para a qualificação técnica e pedagógica no âmbito da Geografia e Gestão do Território, suprindo a ausência na Região Autónoma da Madeira de instituições de ensino superior e/ou formativas vocacionadas para estas áreas do conhecimento.

Assembleia Geral

Data de Publicação:

04 Jul, 2019 às 12:20

(Editado: 04 Jul, 2019 às 12:24)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757