Notícia

Giro

Projeto Giro

O "Giro - Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão", mereceu destaque na imprensa regional.

O Projeto Giro - Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, promovido pela Associação Insular de Geografia, com o apoio do Instituto de Florestas e Conservação da natureza, IP-RAM e  da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, mereceu o destaque da comunicação social regional de hoje (01-10-2019), através de uma reportagem da RTP e da Antena 1 Madeira (http://www.rtp.pt/madeira/sociedade/cabo-giro-estudo-procura-valorizar-e-explicar-esta-rea-protegida_32115).

Este projeto permitirá uma exaustiva inventariação, monotorização, caracterização e disponibilização de informação indispensável para a implementação de estratégias de desenvolvimento, gestão e conservação da Área Protegida.

A monotorização, análise e caraterização incidirá sobre os valores naturais e culturais presentes na área protegida, nomeadamente, sobre o seu património geológico, habitats, fauna, flora, paisagem, história, tradições e identidade. Mas, simultaneamente, sobre diversos aspetos essenciais para a sua gestão e proteção, como sejam o número, tipo e frequência de visitas, ocupação e uso do solo, utilização do espaço marítimo e sustentabilidade ambiental. Indicadores e informações estas essenciais para a compatibilização do usufruto do património natural, com o bem-estar social decorrente de atividades económicas, como a agricultura, o turismo ou outras atividades de lazer.

Com base na informação recolhida, será ainda implementada uma estratégia de informação e sensibilização da população (local e visitante), com o objetivo de dar a conhecer os valores naturais e culturais da área protegida e contribuir para a sua valorização e preservação.

Mais informações sobre o projeto em: https://nep.aigmadeira.pt/projeto/14/giro

 

Ficha Técnica

Promotor: Associação Insular de Geografia – Núcleo de Estudos e Projetos. 

Equipa Técnica:  Ana Neves (Coordenação), Adriana Gonçalves, Ilídio Sousa, Marco Teles, e Patrícia Serrão. 

Parceiros: Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM e Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Financiamento: PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.

Ano: 2019/2024

Giro

Data de Publicação:

01 Out, 2019 às 11:43

(Editado: 17 Jul, 2020 às 11:35)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757