Notícia

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

Qualificar e capacitar a população de novas competências para enfrentar situações de risco são necessidades básicas para criar um território resiliente a desastres.

Hoje, dia 13 de outubro, celebra-se o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (International Day for Disaster Reduction - IDDR), instaurado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989, com o intuito de alertar nações e cidadãos, a nível global, para a adoção de comportamentos preventivos face à ocorrência de desastres naturais, reduzindo vulnerabilidades e aumentando a resiliência das comunidades. O tema deste ano, é uma chamada de atenção de que, muitos desastres podem ser evitados se existirem estratégias adequadas de redução de risco de catástrofes. Importa assim manter e desenvolver medidas e estratégias a longo prazo em vez, de respostas a curto prazo aquando a manifestação do risco e em plena urgência, para que se possam minimizar os impactos, perdas e danos. A resiliência tem de ser construída a nível individual, coletivo e institucional, através de fatores interdependentes, e desenvolvendo-se a diferentes escalas espaciais e temporais.

Na ilha da Madeira, acontecimentos catastróficos foram registados desde o início da colonização, mantendo-se até aos dias de hoje. Eventos como a aluvião de 20 de Fevereiro de 2010 mostrou-nos a necessidade de mudar comportamentos, nomeadamente, em dotar os cidadãos quanto aos perigos eminentes no território e como atuar em relação a esses perigos (uma aposta na mitigação e minimização dos danos na ocorrência destes perigos). Neste âmbito, foram criados os projetos “Segurança em Casa, na Rua e na Escola (SCRE)” e o “Educação para a Segurança e Prevenção (ESPR)”, no qual a AIG é parceira, com o objetivo de consciencializar as comunidades locais para a necessidade de desenvolver comportamentos pessoais e coletivos de prevenção e autoproteção face aos riscos. Do projeto SCRE já resultaram, 884 sessões informativas e um alcance global de 48 623 indivíduos. Qualificar e capacitar a população de novas competências para enfrentar as situações de risco são necessidades básicas para criar um território resiliente a desastres.

Importa acrescentar que, a Associação Insular de Geografia integra a Plataforma Nacional Para a Redução do Risco de Catástrofes, constituida formalmente em 31.MAI.2010, no seio da Comissão Nacional de Protecção Civil, de modo a dar cumprimento às recomendações do Quadro de Acção de Hyogo.

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

Data de Publicação:

13 Out, 2020 às 09:37

(Editado: 13 Out, 2020 às 09:51)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757