Notícia

Europe Direct

A UE mais perto: nova rede de centros Europe Direct em Portugal

A Associação Insular de Geografia é a entidade de acolhimento da nova geração da rede Europe Direct!

A nova geração da rede Europe Direct – uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional, entrou em funções em toda a União Europeia no dia 1 maio. Em Portugal, a nova rede conta com 15 centros que cobrem todo o território nacional, com uma distribuição geográfica abrangente, incluindo as Regiões Autónomas. Estes centros fazem parte de uma rede constituída por cerca de 420 centros em toda a União Europeia.

Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, afirma: «Os Europe Direct são a porta certa à qual bater para navegar no que pode ser um labirinto de informação sobre as oportunidades, direitos e propostas da União Europeia. E fazem um trabalho extraordinariamente importante junto das escolas, da imprensa regional e das entidades locais para que realmente possamos, juntos, saber mais e participar mais neste projeto que tem de ser de todos: a União Europeia”.

Os centros da rede Europe Direct têm como missão fundamental promover um diálogo proativo e contínuo com os cidadãos e tornar a União Europeia mais acessível às pessoas aos níveis local e regional. Com base na experiência das gerações anteriores, o papel e mandato dos centros Europe Direct foram atualizados e serão essenciais para organizar eventos participatórios, por exemplo no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, e para contribuir para o desenvolvimento de um Espaço Público Europeu.

Marco Teles, Gestor do Europe Direct Madeira refere que “a continuidade do Europe Direct Madeira representa o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido de forma activa junto dos cidadãos, desde 2013. Representa também um voto de confiança da Representação da Comissão Europeia nas nossas capacidades e no nosso projecto para o futuro”.

Na Madeira o Europe Direct tem como estrutura de acolhimento a Associação Insular de Geografia, com sede no Edifício Casa da Cultura em Câmara de Lobos.

 

Europe Direct

Data de Publicação:

04 Mai, 2021 às 17:54

(Editado: 04 Mai, 2021 às 17:56)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757