Artigo/Entrevista

18 ANOS | 18 GEÓGRAFOS

Entrevista Tiago Rodrigues

Quem é o geógrafo Tiago Rodrigues?

O Geógrafo Tiago Rodrigues é antes de mais, uma pessoa curiosa e interessada pelos vários aspetos que concerne o território, desde a dinâmica espacial, física, humana, cultural, económica e social. Gosta também de música, de desporto e de viajar.

 

Quando descobriu o seu interesse pela Geografia?

Manifestei interesse pela Geografia desde o terceiro ciclo e no decorrer dos estudos fui aumentando esse gosto pela área científica. Os temas que continha e a visão abrangente do mundo era algo que me despertava curiosidade.

 

Em que instituição de ensino superior se formou? Porquê a escolha na área do ensino da Geografia?

Formei-me na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A Universidade era uma grande referência a nível nacional e foi-me recomendada por vários docentes. Para além disso, já tinha algum gosto pela cidade do Porto.

Escolhi o mestrado no ensino da Geografia por ser algo desafiante e que nos coloca em constante contacto com diversas realidades na educação/formação dos alunos. Além disso, também por ser algo que me permite refletir e ter consciência da realidade dos vários grupos etários e de muitos dos problemas/dificuldades que enfrentam.

 

Este ano letivo “estreou-se” enquanto docente numa escola da RAM. Conte-nos como está a correr esta nova experiência.

Tendo em conta este ano letivo, tenho a dizer que foi uma boa experiência. A princípio estava um pouco reticente em regressar e exercer na Região, mas o balanço é bastante positivo. Estive a lecionar no terceiro ciclo, 7º e 9º anos, e apesar de exigir uma atenção especifica, considero que foi um trabalho muito enriquecedor.

 

Como caracteriza o interesse dos alunos pela disciplina de Geografia? Na sua opinião, quais os temas em que os alunos revelam mais interesse?

O interesse é variável, nos 7º anos uns gostam mais dos temas ligados à paisagem e à localização, outros aos países, capitais e respetivas bandeiras. No caso dos 9º anos os alunos manifestam mais interesse nos contrastes entre países, PD e PED, principalmente na questão económica e social. As desigualdades, as lógicas comerciais e os transportes. Na sua maioria os alunos gostam da disciplina e apresentam níveis satisfatórios.

 

Durante este ano letivo, qual foi a atividade mais criativa que desenvolveu com os seus alunos? Fale-nos um pouco sobre essa atividade.

Realizei várias atividades, mas as que mais gostei foram desafios que fiz aos vários grupos de trabalho.

Consistiam em fazer uma escolha de país/local perante determinadas características e justificar. Depois de analisarmos os vários países, PD e PED, os alunos partiam de duas ideias principais. A primeira era supor que tinham terminado os estudos, secundário ou ensino superior e que iam ingressar no mercado de trabalho. Poderiam optar por ficar no país ou emigrar e justificar com dados concretos.

Na sua maioria, a primeira opção era emigrar devido aos salários mais altos nos países do norte da Europa e à maior oferta de emprego. Os que pretendiam ficar em Portugal, manifestavam interesse em ir para o continente, devido a vários motivos do seu interesse e à maior oferta de emprego. Os restantes pretendiam ficar na região.

A segunda era realizar uma viagem pelos países que os alunos queriam visitar, tendo em conta os sítios por onde queriam passar, os transportes a utilizar, o lugar onde pernoitar e um valor económico disponível.

Os resultados foram múltiplos e as opções variadas, no entanto, o ponto de partida da região por via aérea era comum a todos como opção de saída. No restante, os países da europa foram os mais indicados, devido à maior facilidade em termos de informação e documentação.

Gostei em particular destas atividades porque colocava em questão a realidade de cada aluno, os seus conhecimentos nos vários temas da Geografia e como pensavam nas opções possíveis. Desde a localização de determinado sítio que queriam visitar, onde queriam viver, a forma como lá chegar, o possível emprego, o valor económico das casas para comprar ou arrendar, os serviços disponíveis nos locais, entre muitas outras opções. Acho que esta tipologia de exercícios é muito importante porque dá a possibilidade ao aluno de decidir, escolher e ser capaz dessa responsabilidade.

 

Na sua opinião, quais são os principais desafios que se colocam ao ensino da geografia nas escolas?

Para mim, a lecionação deve ser realizada de uma forma quase “crítica” ou que questiona o aluno. Já não faz sentido estarmos circunscritos a uma sala a expor os conteúdos, mas sim a transmitir e questionar os alunos. Os discentes não manifestam interesse numa aula que apenas lhes transmite informação, o conteúdo é maçador, e os alunos fazem-no em muitas disciplinas. Quando chegam a Geografia e dão conta de que abordamos assuntos da vida fora da escola, é como que uma janela para o exterior e acho que é interessante utilizar essa abertura. Usar uma componente prática, como atividades criativas, exercícios reais, visitas a diversos locais, cidades, empresas, espaços naturais e se possível a outros países de forma que a disciplina seja quase como uma ponte que interliga o ensino com a lógica do território que não se circunscreve à escola.

 

Se tivesse a oportunidade de organizar uma saída de campo para qualquer parte do mundo, para onde levaria os seus alunos? E porquê?

Se tivesse essa oportunidade gostaria de os levar a um país do Norte da Europa, (Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega…) onde conseguimos observar elevados níveis de desenvolvimento e uma forma de pensar (mentalidade) diferente, que se manifesta nas opções económicas, sociais, na equidade, qualidade de vida e preocupações ambientais.

Evidenciar sobretudo os reflexos que certas opções, nos vários meios e sectores, podem promover bons resultados.

 

Que tipo de projeto, de cariz geográfico, gostaria de ver implementado na RAM?

Gostaria de promover um projeto que interligasse as escolas ao restante território, nas questões físicas, económicas e sociais.

Criar a possibilidade de visita e interação com variadas instituições, empresas e espaços que envolvessem os alunos. Algo que integrasse os temas abordados na disciplina no contexto real.

 

Numa frase, diga-nos qual a importância da geografia para a nossa sociedade.

A Geografia proporciona uma visão enriquecedora do território, que beneficia a forma de pensar e agir perante os desafios físicos, económicos e sociais.

Publicado por:

Tiago Rodrigues

Data de Publicação:

13 Jul, 2023

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